Você está com dificuldades para gerenciar o setor financeiro do seu negócio?

Independentemente do tamanho ou da natureza do seu negócio, saber gerenciar o setor financeiro é um fator chave para o sucesso de qualquer empresa.

Gerenciar o setor financeiro da forma correta tem por objetivo otimizar a utilização dos recursos. Isso torna os processos da empresa mais eficientes, evitando desperdícios e com isso, potencializando os resultados organizacionais.

  1. Separe as contas pessoais das empresariais

O primeiro passo para gerenciar o setor financeiro do seu negócio de forma eficiente é não misturar as contas pessoais com as contas da empresa.

Muitos empresários comprometem o futuro do seu negócio através de retiradas excessivas do caixa da empresa. E não pense que essa situação é comum apenas nas pequenas empresas ou nos negócios que estão começando.

Empresas familiares também apresentam muito essa dificuldade — afinal, família e negócio podem se confundir bastante nesse contexto.

Manter contas bancárias distintas é uma das primeiras regras para manter uma boa gestão financeira.

Para manter o planejamento e a saúde financeira, o mais indicado é que você – mesmo sendo dono do negócio – determine um valor fixo mensal para retirar para si como um salário.

É importante sempre ter em mente que nem todo dinheiro presente no caixa de uma empresa, em um determinado momento, significa lucro. Portanto, o ideal é determinar um valor fixo de pró-labore.

Afinal, como você vai identificar se o seu negócio está sendo lucrativo ou não, se você não consegue determinar com precisão os custos e as despesas que ele gera?

  1. Tenha controle do dinheiro que entra e sai da empresa

Para não se perder nas contas, é indispensável ter total controle de tudo que entra no caixa, classificar quais são as saídas e saber exatamente onde a empresa está gastando.

As entradas e as saídas previstas e efetivas devem ser registradas separada e detalhadamente. Especifique as diferentes formas de recebimento e qual serviço ou produto elas se referem.

As saídas também devem ser discriminadas, sendo importante manter registro de gastos fixos (impostos, salários, contas de consumo, despesas bancárias etc.) e variáveis (contratação de freelancer, viagem de negócios de última hora, multas etc.).

  1. Defina um orçamento e analise mensalmente a situação da empresa

 

Você pode contratar um novo serviço, investir em uma expansão de um setor, contratar mais pessoas ou ferramentas. Porém, o ideal é que se defina um orçamento para isso.

Um bom planejamento pode evitar sustos.

No fim de cada mês, analise a situação. Qual será o resultado do próximo mês? Qual será o faturamento no final do ano? Que gastos terei? Além de ajudar a controlar os custos, essas respostas irão ajudá-lo a planejar o negócio como um todo. As comparações entre os desempenhos de cada mês são importantes para estabelecer o que está dando certo e onde é preciso mudar.

  1. Use ferramentas que facilitem a gestão

Ainda que muitas empresas se valham das planilhas e se sintam até satisfeitas com a automação exercida por elas, nada se compara a um software de gestão financeira. Afinal, essa é uma solução adequada e decisiva para organizar o setor financeiro de um empreendimento.

Manter o fluxo de caixa sempre organizado, ter maior segurança dos dados sensíveis do setor, ter acesso à informações precisas e simplificar toda a gestão do setor financeiro.

O gestor ter acesso ao dashboard com informações em tempo real das finanças da empresa, conferir os saldos diários e mensais, gráficos com as despesas e receitas e as projeções de crédito e débito divididas por períodos.

A tecnologia oferece diversas opções de gerenciamento, em nível básico ou avançado (a depender da necessidade da sua empresa), para otimizar as tarefas do dia a dia, além de permitir um controle mais preciso dos recursos.

Inclusive, muitos desses softwares são encontrados a valores acessíveis no mercado. Por isso, a dica é utilizar a tecnologia a favor da gestão financeira da empresa.

  1. Organize a rotina de atividades financeiras;

Como as atividades e rotinas a observar são diversas, é preciso muita organização e disciplina para manter tudo sob controle. É papel da gestão financeira:

  • Coordenar contas a pagar e contas a receber;
  • Realizar pagamentos, recebimentos e cobranças;
  • Administrar fluxo de caixa;
  • Fazer elaboração futura do movimento financeiro;

Lembrando que todo o trabalho feito pelo controle financeiro serve de suporte para o desenvolvimento das demais áreas da empresa.

Nunca se esqueça de que essas ações contribuem com o seu negócio e podem garantir não só lucratividade dele, mas também uma longa vida!

A gestão financeira muitas vezes é feita internamente, porém alguns aspectos podem exigir conhecimentos mais específicos e aprofundados, sendo necessária ajuda especializada.

Ficou interessado em melhorar a gestão financeira de sua empresa? Conheça nossos serviços ou entre em contato conosco aqui! Deixe o financeiro da sua empresa em boas mãos.

 

Por Alessandra Guedes - CEO ALLBPO

Por Alessandra Guedes  CEO ALLBPO