Pesadelo de muitos empreendedores, corresponsável por mais de 35% das causas de mortalidade das empresas, segundo pesquisa do Sebrae (2016), a área financeira é uma das mais importantes e críticas para existência de um negócio. Por isso, é importante conhecer os benefícios do BPO Financeiro para uma empresa que quer organizar suas finanças.
A questão é que nem todos os empresários estão preparados para essa atividade. Inclusive, muitas vezes, essa é uma área negligenciada nas diversas fases que uma empresa atravessa.
Assim, o BPO (Business Process Outsourcing) Financeiro, que se traduz em Terceirização de Processos de Negócio, na área Financeira, é uma solução inovadora e eficiente para resolver definitivamente essas questões.
Além disso, com ele, é possível gerar ainda mais tempo e disponibilidade para as atividades principais do negócio. Já que a área financeira não está relacionada ao objetivo fim da maioria das empresas.
Nessa terceirização, são estabelecidos processos e procedimentos. Assim, a atividade se realiza de forma anexa, porém integrada à empresa. Na prática, uma equipe de profissionais especializados e focados assume as rotinas administrativas, incluindo faturamento, cobrança, contas a pagar, conciliação bancária, gestão de informação junto à contabilidade, entre outros.
Essa equipe, que pode ser interna ou externa, fica responsável pelos controles gerenciais e financeiros. Dessa maneira, propiciando redução de custos e aumento na qualidade das informações.
Dessa forma, o CEO ou gestor passa a ter informações mais confiáveis, com melhor controle e visibilidade, e pode tomar melhores decisões estratégicas para a empresa.
Mas, na prática, quais são os papéis e benefícios do BPO Financeiro que farão com que o gestor possa se despreocupar com essa questão-chave?
Vamos apontar aqui cinco pontos importantes que não serão mais motivos de preocupação no dia a dia do negócio e que um BPO Financeiro poderia lhe ajudar:
Benefícios do BPO Financeiro
1. Fazer pagamentos a funcionários e fornecedores
Uma das questões que mais aflige empresários é lidar com a rotina constante de acompanhar as despesas diárias, semanais, mensais e anuais relacionadas ao negócio. Ao terceirizar seu financeiro, você tem a certeza da execução desses processos no prazo correto.
Inclusive, antevendo o fluxo de pagamentos futuros para que seja possível organizar melhor o fluxo de caixa, evitando atrasos, erros e duplicidade nos pagamentos.
2. Faturar e acompanhar recebimento dos clientes
Essa é uma questão emblemática para a maioria dos negócios. O produto é entregue ou o serviço é executado e, algumas vezes, não são feitos o faturamento e o acompanhamento do pagamento de perto. Assim, gera atrasos, o não recebimento ou, até mesmo, a ausência do recebimento junto ao cliente
3. Cobrar clientes inadimplentes
Como desdobramento da questão anterior, quando um processo de faturamento é executado no tempo correto e o acompanhamento das contas a receber é realizado rotineiramente e de maneira organizada, os índices de inadimplência já reduzem consideravelmente.
No entanto, havendo clientes inadimplentes, com o controle bem feito e processos bem definidos, é possível analisar melhor o impacto sobre o negócio e realizar a recuperação das contas a receber atrasadas, a partir de métodos de cobrança bem definidos e criteriosos.
Além disso, um processo terceirizado, nesse caso, gera um distanciamento entre a entrega do negócio e o processo de cobrança. Passando mais tranquilidade para que o core business não se afete por possíveis problemas do processo de cobrança e recebimento.
4. Gestão da documentação relacionada ao financeiro
Manter o financeiro organizado e conciliado com as diversas contas bancárias existentes é importante para controlar o fluxo de caixa da empresa. Além da necessidade de manter toda a documentação financeira disponível, para fins contábeis, fins legais e de auditoria.
No dia a dia da empresa, é comum a perda de um documento. Quando uma empresa especializada está a frente desse processo, diminui consideravelmente o risco dessa documentação ficar indisponível ou perdida.
5. Interface com a contabilidade
A relação com a contabilidade envolve uma série de atividades rotineiras enviadas constantemente à contabilidade. Para que sejam realizados os devidos procedimentos fiscais, pessoais e contábeis.
É comum a negligência dessas tarefas, afetando o processo, gerando multas ou desgastes desnecessários. O envio das informações e documentos para a contabilidade e gestão das demandas contábeis referentes ao financeiro permite que a empresa diminua uma preocupação. Passando a focar sempre na atividade principal do negócio.
Esses motivos são algumas das vantagens de terceirizar a gestão financeira da empresa. Reduzindo custos operacionais e preocupações, aumentando a eficiência e permitindo ao empresário e sua equipe se concentrar no core business do seu negócio.
Afinal, mais importante que lidar com a burocracia do dia a dia, a empresa precisa ter tempo disponível para se preocupar com seu crescimento.
Deixar um comentário