Em um ambiente cada vez mais competitivo, sabemos que é primordial que empresas busquem crescer e se diferenciar das demais, para que possam permanecer no mercado e se tornarem cada vez mais bem-sucedidas. Mas, para isso, visando crescer e inovar, é necessário que seja elaborado uma estratégia muito bem alinhada de crescimento empresarial. Caso contrário, o esforço desprendido não trará resultados.

Mas você pode se perguntar: quando terei a certeza que meu negócio pode entrar em fase de crescimento?

Analise os seguintes pontos:

  1. O seu negócio alcançou estabilidade? Por exemplo, apresenta uma demanda contínua e consistente para seus produtos e/ou serviços?
  2. Sua empresa tem precisado de indicadores mais elaborados para acompanhar resultados, bem como tem tido a necessidade de profissionais cada vez mais especializados, já que a atual estrutura já não permite a administração adequada?
  3. Sua empresa está gerando lucro de maneira constante e o fluxo de caixa e previsões estão positivos?
  4. O setor que você está inserido está crescendo e você se ver com potencial para acompanhá-lo?
  5. Sua empresa tem capital suficiente para uma expansão?

Se a maioria das respostas forem positivas, sim, a sua empresa apresenta grande possibilidade de estar pronta para uma expansão de maneira saudável.

Se você se ver nessa situação, esse artigo é para você!

O que você verá nesse post:

Fatores que irão guiar o crescimento da sua empresa:
1. Análise do ambiente interno
2. Análise de cenários
3. Planejamento Estratégico
4. Investimento em tecnologia
5. Profissionalização da Gestão
6. Acompanhamento e capacidade de lidar com cenários negativos

Análise do ambiente interno

Para pensar em crescimento é fundamental mapear os seus processos, analisar pessoas, estratégia, estrutura, recursos e tudo que envolver o ambiente interno da sua empresa. É necessário verificar se tudo está funcionando dentro da normalidade, se há necessidade de melhorias e quais os impactos do crescimento. Se você vai crescer, mas vai perder na qualidade, não vale a pena. Possivelmente a qualidade foi um dos fatores que lhe fizeram crescer, então, não a perca de vista!

É de grande importância que a empresa compreenda suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades através de uma análise SWOT para que possa se comparar com os concorrentes e se manter competitiva. Dessa maneira a empresa pode encontrar seus diferenciais e potenciais inovações para investir, além de mitigar as questões que a prejudica. É preciso ser competitivo frente ao mercado ao mesmo tempo em que se deve ser atrativo para clientes.

Análise de cenários

O crescimento não é algo imediato, é a longo prazo. Paralelo a isso caminha a incerteza, então é importante analisar possíveis cenários e se preparar para enfrentar todas as possibilidades. É primordial fazer um bom plano para gerenciar os possíveis riscos e, a partir daí, tomar decisões mais embasadas e focando nos potenciais riscos. Nada baseado no achismo.

Considere 3 cenários:

  • Cenário otimista;
  • Cenário pessimista;
  • Cenário realista.

Considere que os cenários podem se relacionar a diferentes condições, como por exemplo, econômicas, políticas, sociais e legais. Faça o exercício mental de analisar diferentes caminhos a serem tomados, diferentes alternativas para uso dos recursos e capacidade produtiva, diferentes estruturas de custos e receitas.

Planejamento Estratégico

Tendo conhecimento de como está o ambiente interno e considerando os possíveis cenários, é hora de planejar. Tudo dentro de uma empresa deve ser muito bem analisado e planejado, caso contrário, pode trazer resultados negativos e não esperados. Riscos, custos, viabilidade econômica, situação financeira, entre outros, são exemplos de fatores que devem ser levantados no planejamento. É preciso conhecer o maior número de variáveis que afetam e são afetadas com a mudança que o crescimento representa, já que este envolve toda a organização.

Com o planejamento definido é possível visualizar de forma clara suas características e papel no mercado, bem como identificar onde se quer chegar. Além disso, para materializar e atingir o planejamento é necessária a definição de objetivos e metas de curto, médio e longo prazos, bem como a conscientização e motivação de toda a equipe para que se envolvam e suportem o crescimento, com uma cultura organizacional clara e sólida.

Não menos importante, estas metas devem ser realistas e alcançáveis para haver motivação, bem como precisam ser acompanhadas e cobradas. Devem ser definidas em âmbitos estratégicos, táticos e operacionais envolvendo todos os níveis da empresa e deve estar sempre em conformidade com o orçamento e o planejamento financeiro.

Investimento em tecnologia

Isso é fato: quanto mais você pensar em crescer, mais você terá que pensar em tecnologia.

Por meio da tecnologia já foi possível desenvolveu diversos softwares, sistemas e aplicativos que visam facilitar a coleta, armazenagem, organização e administração de dados (que são cada vez maiores à medida que a empresa cresce), além de reduzir a incidência de erros e perda de informações. Ela otimiza o processo como um todo, aumentando a assertividade e reduzindo tempo e complexidade.

Vale lembrar que a internet e as redes sociais são fortes aliadas ampliar o alcance de pessoas e potenciais clientes, promovendo a empresa e os produtos oferecidos. Além disso, o Marketing Digital tem se mostrado promissor para as empresas que desejam se destacar no mercado. O momento de crise que o mundo enfrente é uma grande comprovação disso. As empresas foram obrigadas a mostrarem a cara no meio digital, essa foi a condição imposta a muitos pelo mercado, como forma de se manterem vivos e competitivos.

Profissionalização da Gestão

E aí, quanto mais a empresa crescer, mais complexa se tornará a sua gestão. Dessa maneira, mais o gestor sentirá dificuldade em gerir todos os setores, da mesma forma que ele fazia no início da empresa.

É necessário que haja investimento em pessoas qualificadas e capazes de trabalhar no modelo de gestão da empresa. Apesar da tecnologia facilitar o processo, ela não deve ser a única alternativa escolhida isoladamente. Agora a empresa precisa de indicadores e análises mais elaborados para uma administração mais adequada.

A medida que o crescimento se concretiza, os níveis estratégicos da empresa precisam delegar funções, já que apresentam um número maior de demandas a serem satisfeitas dentro e fora da empresa. É necessário encontrar pessoas qualificadas e profissionais para colaborarem com experiência e conhecimento.

 

Acompanhamento e capacidade de lidar com cenários negativos

Por último e não menos importante, é de extrema importância acompanhar os resultados e desempenhos, positivos ou negativos. Se o resultado está positivo, deve-se buscar mantê-lo e otimizá-lo sempre que possível. Porém, mesmo com tudo muito analisado e planejado, os resultados podem não ser atingidos e o crescimento desejado não aconteça.

É de extrema importância o conhecimento de que o crescimento leva tempo, envolve riscos, custos, exige muita persistência e dedicação. Existe a possibilidade das metas não serem atingidas e isso não deve ser motivo de desistir. Meta não alcançada é algo normal e que acontece em qualquer cenário. O que é necessário, então, é compreender o porquê do não alcance da meta, contornar a situação, pensar em um novo plano e agir.

 

Como a sua empresa está nesse momento? Pronta para embarcar na fase do crescimento? Se precisa de suporte para startar essa fase, conte conosco. Será uma satisfação somar ao seu crescimento! Conheça nossos serviços ou entre em contato conosco aqui!

 

Por Roberta Guedes – Account ALLBPO