Uma boa gestão é pautada em 3 pilares: Processos, pessoas e ferramentas. E se tratando da gestão do sistema financeiro da sua empresa, esse pilar não é diferente.

Em períodos de crise, é ainda mais essencial que a gestão financeira seja efetiva e, para isso, todos os pilares devem estar em conformidade. Pensando principalmente no pilar de ferramentas e em tornar a sua rotina financeira mais eficaz e menos cansativa, citamos 3 funcionalidades indispensáveis que um sistema financeiro deve ter:

1- Emissão automatizada de boleto e notas fiscais

Caso a sua empresa emita pelo menos 5 notas/boletos ao dia, o que ao final do mês totalizaria 100 documentos, já é o momento de automatizar a emissão.

Com a automatização desse processo, diminuímos o tempo gasto com essas atividades, podemos emiti-los todos de uma só vez, e ainda enviar tudo automaticamente para o seu cliente. Sem que seja necessário salvar os arquivos e enviar manualmente por e-mail.

E o melhor: todos as alíquotas dos impostos da nota já ficam previamente programadas e o cálculo acontece de maneira automática, de acordo com o valor! Ainda em relação as notas fiscais, evitamos, também, o risco que podem ocorrer com a instabilidade que tanto os sites das prefeituras enfrentam, principalmente, durante o final/início de mês;

2 – Conciliação bancária com importação do extrato

Essa funcionalidade agiliza muito a nossa vida. Com ela podemos ter a certeza que exatamente tudo que aconteceu na conta bancária será conciliado, nada passará despercebido.

É a xerox do que aconteceu na conta bancária. Dessa forma podemos identificar com facilidade pagamentos que devido a algum erro não foram realizados, como por exemplo, uma transferência que o banco devolveu, ou um pagamento que foi realizado em duplicidade e até mesmo cobranças indevidas efetuadas pelo banco.

3 – Relatórios de fluxo de caixa projetado e realizado

Nesse momento de crise esse ponto é o nosso guia no âmbito financeiro. É com base nele que teremos segurança para as nossas tomadas de decisão.

Com o fluxo de caixa bem elaborado, projetamos tudo que acontecerá no futuro, tanto a receber como a pagar. Ex: aquele cliente “X” nos pagou? Conseguiremos pagar ao fornecedor “Y” esse mês? E as nossas despesas desses mês, iremos conseguir honrá-las? Poderemos fazer aquele investimento que tanto almejamos? Deixamos o caixa alinhado com a realidade financeira da empresa. Sabe o freio e o acelerador de um carro? Numa empresa eles ficam posicionados no fluxo de caixa!

Existem muitos sistemas financeiros no mercado, antes de decidir qual escolher é imprescindível analisar todas as funcionalidades que cada um oferece. Caso tenha alguma dúvida, conheça nossos serviços ou entre em contato conosco aqui!

Será um prazer te ajudar!

 

Por Roberta Guedes – Account ALLBPO