Anteriormente, falamos sobre 5 benefícios do BPO Financeiro, explicando a importância da área financeira para o crescimento de uma empresa e como a terceirização de Processos de Negócios pode facilitar a vida de um empreendedor e melhorar a sua gestão empresarial.
Agora, vamos falar sobre alguns pontos a refletir sobre a realidade atual da sua empresa que possivelmente serão impactados em uma decisão de contratar um serviço terceirizado para gerir o setor financeiro.
Sabemos que uma mudança grande como essa não é algo fácil de decidir. Tendo em vista que envolve dinheiro e remanejamento de pessoas da equipe. Além do compartilhamento de informações importantes do seu negócio a outras pessoas.
Por isso, vamos começar com uma pergunta simples, de algo que acontece ou já aconteceu em algum momento, na vida de quase todo CEO.
O seu financeiro pessoal está ligado ao da empresa?
Não é correto, mas é comum que haja uma junção dos gastos pessoais e empresariais, quando é o próprio gestor, ou pessoas de outras áreas, que desenvolvem a função financeira. Isso ocorre porque falta clareza de decisões e processos no setor. Assim, ocorre uma confusão entre os limites, entre o tratado como gastos pessoais e os relacionados ao negócio.
Só para exemplificar, quando a conta de energia da sua casa é paga juntamente a da companhia ou ambas são debitadas da mesma conta bancária, é uma forma equivocada de administrar o financeiro da empresa.
E essa é uma das vantagens de terceirizar o setor financeiro: o acompanhamento de uma equipe especializada ajudará a orientá-lo sobre as melhores práticas para gerir o setor financeiro. Assim, as orientações estabelecem os limites entre o pessoal e o profissional.
Quantos funcionários têm suas atividades originais negligenciadas por precisarem dedicar parte do seu tempo às questões financeiras da empresa?
Muitas vezes o ganho da empresa com o setor financeiro, não está ligado diretamente ao dinheiro. Contudo, quando suas tarefas são executadas corretamente, o setor reflete em ganho de tempo como resultado, o que é, nos dias de hoje, uma das moedas mais valiosas para todo empreendedor.
Se isso envolve o gestor do negócio, isso é ainda mais fundamental. O tempo mal utilizado é um peso no orçamento. Ainda mais quando o CEO deixa de se dedicar ao core business da empresa para realizar o acompanhamento das atividades financeiras, como cobranças de clientes ou pagamento de fornecedores.
Tempo disponível significa mais oportunidades de negócios e potencial para gerar mais receita ou para melhorar a qualidade da entrega dos produtos e serviços.
Isso também vale quando funcionários são mal aproveitados para realizar essas mesmas atividades do setor financeiro. Isso não apenas contribui para uma má gestão, como resulta na perda do potencial de profissionais capacitados para outras finalidades.
Por isso, a terceirização do setor financeiro funciona de forma anexa, porém integrada à empresa. Permitindo que a sua equipe tenha pessoas focadas e competentes para executar as atividades rotineiras, com ferramentas e processos de alta qualidade.
Quanto você está perdendo com o seu financeiro?
Atrasos no faturamento, negligência com relação a cobranças e processos mal estruturados levam a perdas silenciosas. Muitas vezes o gestor da empresa ou os funcionários possuem uma relação pessoal com clientes e fornecedores e isso dificulta alguns processos relacionados ao financeiro.
Quem nunca se sentiu desconfortável ou sem jeito para fazer uma cobrança? Ou como cancelar um contrato com um fornecedor sem gerar impactos nas relações pessoais ou profissionais?
A questão a ser constantemente analisada é o quanto se perde no setor financeiro com faturamentos que não são cobrados. Assim como duplicidade de contas, juros em boletos atrasados e pagamentos efetuados de forma errada.
A documentação, organização e segurança das informações financeiras da empresa, gerenciadas por especialistas capacitados a organizá-las de forma prática e transparente, permite melhorias significativas de ganhos e redução de perdas nessa área.
Seu fluxo de caixa atende às demandas do meu negócio?
O financeiro é responsável por analisar o fluxo de caixa e apontar as melhores formas de utilizar sua capacidade financeira. Se a sua empresa possui uma estrutura que lhe permite pagar uma conta com antecedência e à vista, quais descontos a sua empresa pode ter em cima disso?
Mas muitas dessas ocasiões são passadas despercebidas no dia-a-dia, quando não há um olhar especial voltado para questões como essa.
A disponibilização da documentação e informação financeira para a contabilidade está sendo realizada nos prazos corretos? Conseguir consolidar os dados no prazo adequado ajuda a lidar com as diferentes perspectivas envolvidas no processo de gestão.
O seu negócio possui um bom fluxo de caixa? Uma reserva que lhe permite não precisar do faturamento de um cliente para poder pagar um fornecedor? Você tem acesso aos principais indicadores do negócio para poder tomar decisões, de forma ágil e assertiva?
Se as respostas para as questões acima geraram dúvidas, reflexões ou se algumas delas você sequer sabe responder por dificuldade de acesso a essas informações. Certamente esse é um bom momento para analisar a situação atual do seu negócio e considerar a ideia de terceirizar o setor financeiro da sua empresa.
Deixar um comentário