Sabemos que o acesso a serviços de qualidade e baixo custo sempre foram um desafio para pequenas e médias empresas.

Nos últimos anos, muitas fintechs chegaram ao mercado com foco nessas empresas, trazendo soluções acessíveis e de alta qualidade para empreendedores que não tinham como arcar com plataformas de ERP.

Dentre as principais características das fintechs, está o potencial que essas empresas têm para promover a inclusão financeira no mundo atual, através de inovações tecnológicas e do uso de tecnologias móveis. Com o fenômeno fintech, temos presenciado a mais rápida reversão da exclusão financeira já vista na história global, isso graças a um importante protagonista, o telefone celular.

O Banco Central (BACEN) entende, como vantagens da bancarização, maior facilidade para obter crédito, poupar e pagar despesas.

Para esclarecer por que as pessoas não possuíam conta bancária, o Banco Mundial realizou a pesquisa Global Findex 2017 e perguntou a adultos não bancarizados quais seriam as principais razões para não a ter. O motivo mais comum era o fato de eles disporem de muito pouco dinheiro para usar uma conta. Dois terços citaram isso como uma das razões para não ter uma conta de instituição financeira.

O propósito da bancarização é inserir pessoas de classes sociais menos favorecidas no sistema financeiro. São indivíduos que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade, excluídos por condições socioeconômicas e que, na maioria das vezes, trabalham na informalidade. Fazer parte do sistema financeiro significa, para muitas pessoas, a inclusão em um mundo totalmente novo, com facilidades e conveniências que fortalecem, inclusive, a autoestima como cidadão. Ser usuário de produtos ou serviços financeiros, ainda que básicos, eleva o grau de inclusão social das pessoas e as insere como membros ativos da sociedade.

Por esse motivo, uma nova visão sobre a bancarização deve ter por princípio a inclusão social e, também, promover a percepção do consumidor sobre ter suas necessidades atendidas de forma justa, simples e transparente. Com acesso a serviços financeiros simplificados, é possível perceber uma melhora na qualidade de vida, e essa inclusão financeira ainda contribui para uma melhor gestão das finanças pessoais, reduzindo a procura por canais informais de acesso ao crédito, promovendo práticas seguras e eficientes na prestação de serviços financeiros.

O potencial fintech brasileiro O Brasil, pelas características que vem apresentando ao longo do desenvolvimento de sua história digital, tem reunido condições favoráveis para o surgimento de empresas de tecnologia e das fintechs — grande mercado consumidor, sistema bancário centralizado e nas mãos de poucos players, alta penetração na internet e grande número de usuários de aparelhos móveis (celulares). Com esse cenário, as fintechs começaram a surgir em vários segmentos, sinalizando o amadurecimento do mercado brasileiro e sua abertura cada vez maior às inovações. Para se ter uma ideia de como os brasileiros são abertos a produtos fintech, 40% da população digitalmente ativa já utilizou algum tipo de serviço financeiro digital (segundo estudo publicado pela consultoria EY em 2017), percentual que ficava atrás apenas de países como a China, Índia e Reino Unido.

A Bancarização não é apenas uma tendência do mercado financeiro, mas também traz à tona discussões como acessibilidade e inserção digital, bem como a facilitação de processos financeiros nas empresas brasileiras, as quais podem ter alguma resistência às fintechs. Se a sua empresa ainda não tem acesso a instituições financeiras mais tecnológicas e atualizadas, mas você quer saber mais sobre isso para otimizar o seu setor financeiro.

A ALLBPO é uma solução de terceirização do setor financeiro para pequenas e médias empresas. Organiza todos os processos financeiros através de um sistema financeiro e a capacidade técnica de especialistas da área financeira que acompanham as rotinas diárias da sua empresa. Garantimos um financeiro organizado e profissional para o empreendedor ver a sua empresa crescer com segurança.

Tire todas as suas dúvidas sobre essa solução: conheça nossos serviços ou entre em contato conosco aqui!

Por Alessandra Guedes - CEO ALLBPO

Alessandra Guedes         CEO ALLBPO