Provavelmente, o ROI não é um total desconhecido para você, mas se eu te perguntar agora o que ele significa você vai saber responder? Caso sua resposta for não, vamos começar com uma simples analogia.
Marcela resolveu entrar em uma faculdade particular e pretende, quando terminar o curso, conseguir o emprego dos sonhos e ser muito bem remunerada. Ao analisarmos a situação anterior, vamos considerar que Marcela precisou de um capital para pagar os quatro anos de faculdade e que, após formada, conseguiu o emprego que tanto queria.
Contudo, depois de algum tempo no emprego dos sonhos, Marcela decidiu calcular se o investimento feito tinha sido recompensado e, até mesmo, superado. Nesse momento, o ROI entra em cena.
Apesar do exemplo da Marcela ser bem simples, o retorno que ela foi calcular representa o ROI, que é um dos indicadores gerenciais mais importantes para as empresas, já que a partir dele sabemos a relação entre investimentos e o lucro/prejuízo.
Afinal, o que é o ROI?
O ROI (Return on Investment) nada mais é do que o Retorno Sobre Investimento. Esse indicador financeiro é fundamental para auxiliar os gestores durante tomadas de decisões, principalmente quando se trata de projetos que tem potencial de proporcionar, diretamente, algum tipo de retorno.
Logo, é através dele que os melhores investimentos são identificados, decisões mais assertivas são feitas, gastos desnecessários são cortados e os resultados (lucro/prejuízo) passam a ser mais previsíveis.
Agora que você sabe o conceito, como calcular o ROI?
O cálculo é bastante simples:
ROI = RECEITA GERADA A PARTIR DO INVESTIMENTO – CUSTO DO INVESTIMENTO / CUSTO DO INVESTIMENTO.
Retomando o exemplo da Marcela, vamos supor que em um ano no emprego novo ela recebeu R$50.000,00 e que durante os quatro anos na faculdade ela pagou R$25.000,00. Com base nisso segue o cálculo do ROI:
ROI = 50.000,00 – 25.000,00 / 25.000,00
ROI = 1
ROI (%) = 1 X 100 = 100%
Assim, o investimento de Marcela foi muito bem-sucedido com ROI de 100%.
Como ele pode ajudar a entender o meu negócio?
Como vimos no início desse artigo, o ROI é um dos indicadores gerenciais mais utilizados e possibilita saber a relação entre investimentos gerais ou específicos e os resultados da empresa, seja lucro ou prejuízo.
Assim, o indicador permite identificar se campanhas de marketing ou até mesmo se a terceirização do financeiro da sua empresa está trazendo bons resultados, como economia de tempo, diminuição de mão de obra e aumento dos lucros.
Além disso, é para ele que potenciais investidores, seja um terceiro ou até mesmo o banco, irão olhar. Afinal, ao investirem no seu negócio eles irão querer saber se sua empresa irá conseguir reaver o valor e se terá sucesso.
Saber exatamente quais são os custos, despesas e receitas da sua empresa proporcionam o cálculo de um ROI mais fidedigno á realidade. Com o BPO Financeiro (terceirização do setor financeiro da empresa) é possível ter total controle dos seus números.
Zero preocupação com emissão de notas fiscais, conciliação bancária, cobrança de inadimplentes, são algumas das atividades que podem potencializar a descoberta do ROI da sua empresa.
Gostou do nosso conteúdo? Conheça nossos serviços ou entre em contato conosco aqui e coloque o seu financeiro em boas mãos.
Clara Freire
Deixar um comentário