Essa nova tecnologia de transferência de valores do Banco Central vem sendo o assunto do momento. Mas afinal, o que precisamos saber sobre ela?

O que é o PIX?

O PIX é um meio de pagamentos instantâneos, que leva em torno de 20 segundos para efetivar a transação. Ele funciona durante 24 horas por dia e 7 dias por semana. O seu objetivo é facilitar a transferência de valores entre contas bancárias e o pagamento de boletos e contas. Nesse sentido, são permitidas transações tanto por Pessoa Física (PF) quanto por Pessoa Jurídica (PJ) nas seguintes modalidades: entre estabelecimentos; entre pessoas; entre pessoas e estabelecimentos; entidades governamentais.

O requisito mínimo para realizar as transações via PIX, tanto para quem envia o dinheiro quanto para quem recebe, é possuir uma conta. Essa conta, não necessariamente precisa ser corrente, e pode ser domiciliada em um banco, uma instituição de pagamento ou em uma fintech. No entanto, alguns aspectos da sua utilização ficaram sob responsabilidade das próprias Instituições Financeiras (IF). Por exemplo: a cobrança de um custo associado a utilização do recurso ficará a cargo das IFs, sendo pré estabelecido pelo Banco Central que essas não podem impor nenhum custo à Pessoa Física, exceto em alguns casos específicos pré estabelecidos pelo BC. Outro aspecto que fica a cargo da IF é o limite de transação. Para isso, o Banco Central determinou que não há limite mínimo para realização das transações, assim como não determinou um limite máximo, ficando, também, a cargo das Instituições o estabelecimento desse limite.

O PIX é uma tecnologia realmente segura?

Um dos questionamentos que mais vemos aqui na ALLBPO é: o PIX é uma tecnologia de transferência de valores realmente segura? A resposta é: SIM! Diversos mecanismos de segurança foram desenvolvidos exclusivamente para o PIX. Além disso, ele utiliza mecanismos que são idênticos ao que temos em transações como TEDs e DOCs. Dentre esses mecanismos inovadores podemos citar: “motores antifraude”, que identificam transações atípicas podendo bloquear o serviço por até 30 minutos durante o dia, e até 1 hora durante a noite; Os dados das transações circulam criptografados pela Rede do Sistema Financeiro Nacional, uma rede de dados operada pelo Banco Central e que além de segura é resiliente; Ainda podemos citar que dada a natureza das transações conta-conta, o PIX é uma ferramenta integralmente rastreável, podendo o destinatário de uma transação ser facilmente identificado em casos de situações de coação ilícita.

E como utilizar essa tecnologia?

As transações podem ser realizadas informando apenas o e-mail, número de telefone e/ou CPF/CNPJ. Essas informações podem ser cadastradas como sua chave de endereçamento, ou chave PIX. Uma chave corresponde apenas a uma única Instituição Financeira, em outras palavras, a informação só pode ser atrelada à Chave PIX de uma instituição. Essas chaves de endereçamento são apenas uma nova forma de identificar o seu endereço bancário. Por meio dessas chaves, o Banco Central reconhece sua conta no banco e valida suas transações bancárias. Além das chaves, as transações via Pix acontecem, também, por meio de QR Codes Estáticos e Dinâmicos.

Além disso, quais as principais vantagens da utilização do PIX?

Destacamos abaixo, dois focos principais dentre os benefícios do uso da tecnologia:

Agilidade e Disponibilidade – os valores circularão de forma muito mais rápida já que as movimentações podem acontecer durante as 24 horas do dia e 7 dias da semana. 

Inovação e Redução de Custos – a criação dessa tecnologia impulsiona a concorrência entre as instituições financeiras, reduzindo a concentração bancária, incentivando a inovação e, principalmente, possibilitando uma redução nos custos. Além disso, a intensificação do uso dessa tecnologia estimula a bancarização. Hoje 35% da movimentação de dinheiro é feita em espécie e estima-se um gasto de, aproximadamente, 10 bilhões com a logística da moeda.

Dessa forma, a ferramenta tem tudo para deixar o dia-a-dia do nosso financeiro mais ágil, prático e seguro. E você, já está pronto para utilizar o PIX?

Gostou do nosso conteúdo? Conheça nossos serviços ou entre em contato conosco aqui!

 

João Eduardo – Account ALLBPO